quinta-feira, 11 de março de 2010

FRANçA -- 2010

Decepçao. Esta é a palavra exata para o que senti ao chegar em Paris.De Londres eu ja esperava todo aquele estresse,pois apòs os atentados e a morte de Jean de Menezes no metro de Stockwell a cidade vive um clima de terror onde as pessoas usam o metro por necessidade mas se nota a ansiedade dos londrinos em sair rapidamente do local.Sao mal educados,estressados,te empurram,nao olham para os lados com medo do vizinho(muitos crimes em Londres sao cometidos simplesmente porque duas pessoas se entreolharam.E comum de manha ver manchas de sangue nas calçadas,resultado de guerra de gangs.
Mas de Paris nao ! A cidade luz ! Cidade dos franceses gentis com as mulheres,sempre bem vestidos e mulheres perfumadas.Decepçao das decepçoes.
As ruas sempre imundas , pessoas te atropelando e empurrando,pedindo esmolas por todo canto, flanelinhas tentando conseguir algumas moedas nos farois,ciganos vindo da romenia e do curdistao querendo a todo o custo ler sua mao.
Em suma,a cultura ocidental està em crise. A Europa foi invadida pelos barbaros e uma nova cultura se forma.
A crise chegou para ficar.A Europa esta mudando e Paris e Londres nao tem nada de Frances e Ingles.Hoje para se conhecer a cultura de um pais devemos entrar pelo interior adentro e ver que nao somos bem vistos pelos nativos.
Acreditem dentro de 20 ou trinta anos um novo polo cultural nascera na China,India e Brasil.Uma nova cultura esta por nascer e aos estados unidos restara apenas o poderio nuclear para persuadir o mundo a fazer o que ele querem.
De qualquer forma,estamos aproveitando os ultimos momento de uma cultura que nos influenciou muito que esta no fim.



Com a Torre ao fundo,de cima do Arco do Triunfo a visao de Paris é monumental
A avenida Champes Elisee é o "point"do consumismo frances

Visao da Avenida Grand Arméé de cima do Arco
Arco do Triunfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário